0

A publicidade no Twitter é vantajosa?

Face à mudança do ecossistema mediático, levantam questões sobre se a publicidade é vantajosa nos social media. Com a introdução, em Portugal, de publicidade no Twitter, o Diário Económico perguntou e eu respondi. Aqui o excerto que se pode ler na edição de 2 de Setembro:

 

Três perguntas a… Nuno Silva Jorge – Professor e especialista em comunicação digital

A publicidade nos media sociais é vantajosa?

A publicidade nos ‘social media’ não é valorativa em si mesma. A vantagem ou desvantagem da sua utilização no Twitter depende unicamente do sentido que lhe for dado. A publicidade deve ser usada como um reforço da relação que as empresas devem criar com os seus diferentes públicos. Uma empresa que subverta a lógica social e use o Twitter como um canal comercial está a entrar num campo perigoso: o da intrusão. A publicidade deve ser usada como um acessório subordinado à relação que se quer construir com base no diálogo. O Twitter é uma plataforma de conversa e ninguém gosta de falar com um chato. Por outro lado, uma empresa que actue numa lógica internacional não pode ignorar o Twitter. As pessoas estão ligadas ao Twitter e não numa lógica local.

A forma de se fazer publicidade mudou com as redes sociais?

A publicidade deve estar subordinada a uma lógica de conversa bilateral e não deve ser o monólogo da era dos meios de comunicação de massas. Para aproveitarmos a publicidade no Twitter temos de a entender numa lógica de aumentar o alcance de um assunto relevante e que esteja a acontecer naquele momento. Se a entendermos como um canal comercial tradicional, além de ser um desperdício de recursos, pode ainda prejudicar relação que um determinado público tem connosco.

Como podem, então, as empresas aproveitar o Twitter?

O Twitter é particularmente útil para mantermos satisfeitos os clientes. A utilização que é feita por algumas empresas a nível internacional com o serviço ao cliente merece um olhar atento.

 

Texto publicado na edição de 2 de Setembro do Diário Económico, também disponível aqui.

nunodasilvajorge

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *