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Telepizza: mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Sempre se ouviu dizer que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Infelizmente quem gere a conta de Twitter da Telepizza não deve conhecer o ditado popular.

Um cliente queixou-se através do Twitter por a Telepizza ter trocado a Coca-Cola pela Pepsi; a resposta foi, no mínimo, surreal. A marca de pizzas disse: “Ok, vai pela sombra.” Sim, disse “Ok, vai pela sombra”, que é como quem diz: está bem, a porta de saída é por ali.

Espantamos? Pois, também eu mas não se fica por aqui. O cliente, @kukfigs perguntou, provavelmente tão espantado como qualquer um de nós, se era um miúdo de 16 anos que estava a gerir a conta. A marca respondeu que ninguém vai à telepizza por causa das coca-colas. Como diria um miúdo de 16 anos americano: not smart dude, are you stupid or what?
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E provavelmente bastante stupid, pois quando a marca americana Dominos Pizza se prepara para entrar em Portugal, e fazer alguma sombra (não resisti à piada), a Telepizza deu um grande tiro no pé. É o que acontece quando organizações e marcas tentam ser engraçadas e não percebem muito de comunicação estratégica, de públicos ou de valores. É o problema de se contratar pessoas que pensam que gerir a comunicação é dizer piadas e fazer malabarismos. Adivinhem lá: não é!

Se leram nalgum lado ou ouviram algum “especialista” dizer que os social media são uma coisa informal e que temos é de dizer umas piadas e ser divertidos, foram enganados. Não é nada disso. Infelizmente, há quem venda essa banha da cobra, quem pratique essa banha da cobra e quem compre essa banha da cobra.

Limitar a conversa a um conjunto de piadas, a fazer uns passatempos divertidos e ter criar a ilusão que a vida é bela com um produto ou serviço é conversa de publicitário do séc.XX. O serviço ao cliente é uma das áreas mais importantes dos social media, infelizmente mal aproveitados por uma única razão: estes canais são, muitas vezes, trabalhados erradamente como meros um canais de promoção.

Neste caso o resultado foi que a Telepizza não teve piada nem foi mal interpretada. Teve apenas ao reflexo de um mau trabalho e despertou uma pequena crise que terá, com certeza, efeitos nas vendas. Não sei quem gere a conta, mas sei que não percebe muito disto.

nunodasilvajorge

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