10 ferramentas de social media para o dia a dia do profissional de comunicação

A lista ferramentas de social media que proliferam pela Internet é praticamente infindável. Todos os dias aparecem  opções novas e é fácil acabarmos perdidos com tanta oferta. No entanto, algumas vão resistindo o teste ao tempo e vão tornando-se parte do nosso dia a dia.

Esta é uma lista de 10 ferramentas de social media que fazem parte do meu dia a dia. Não são as suficientes, mas algumas das necessárias:

1 . Buffer

É uma autêntica time saving app. Permite calendarizar as publicações antecipadamente, ajudando no planeamento dos conteúdos nos social media. A versão gratuita permite ligar um perfil de cada meio – um do Facebook, um do Twiter, etc. – e planear a publicação de 10 posts por perfil.

2 . Canva

É a maneira mais fácil de criar imagens para os social media. Os templates facilitam a vida, do simples curioso até ao mais experiente designer, permitindo criar conteúdos num instante para todos e quaisquer formato – como uma foto de capa para o Facebook, uma imagem com uma citação para o Instagram ou até mesmo um infográfico.

3 . Bit.ly

Uma ferramenta simples para diminuir o tamanho do URL de um link. Uma das suas grandes mais valias é permitir que avaliemos o desempenho da nossa partilha a partir das estatísticas fornecidas.

4 . Woobox

Uma plataforma para criar tabs no Facebook. A versão gratuita permite criar um feed no Instagram, do Twitter ou do Youtube na nossa página de Facebook. A versão paga permite-nos criar passatempos como, por exemplo, concursos de fotos. Tem a grande vantagem de ser fácil de usar.

5 . Tweetdeck

Para quem quer levar o Twitter a sério, esta ferramenta é essencial. Evita a “confusão” normal do feed do twitter, permitindo criar colunas para seguir as nossas listas preferidas no Twitter ou um #hashtag específico. Tem a grande vantagem de nos permitir utilizar várias contas de Twitter em simultâneo.

6 . Evernote

O verdadeiro bloco de notas do profissional de comunicação contemporâneo. Permite tirar notas, guardar imagens ou websites e sincronizar em todos os nossos dispositivos. Podemos tomar nota de insights criativos, fazer listas de tarefas, escrever esboços de textos e ter tudo organizado por pastas. É indispensável.

7 . Feedly

O processo de encontrar os melhores conteúdos passa por estarmos a par do maior número de fontes e blogs possível. O Feedly torna isto possível pois permite-nos subscrever conteúdos que nos vão inspirar e dar as melhores ideias para a nossa comunicação estratégica.

8 . Infogr.am

Infográficos estão na moda por alguma razão. E não por apenas serem eye candy. Permitem dizer o essencial de uma forma simples e visual. Já devem ter adivinhado para que serve o infogr.am; para construir infográficos.

9 . Open site explorer

Permite descobrir os incoming links, ou seja, as ligações que outros sites fazem para o nosso site. É uma ferramenta interessante para percebermos a fonte desses links. Mas ainda mais interessante para se perceber quem tem links para o site da nossa concorrência, pois permite-nos descobrir as ligações e algum reconhecimento os nossos opositores estão a ter.

10 . Google Keyword Planner

Originalmente concebida como uma ferramenta de planeamento de publicidade no Google, o Keyword planner é indispensável para qualquer profissional de relações públicas e comunicação estratégica. A optimização dos conteúdos para os motores de busca tornou-se incontornável da nossa actividade e esta ferramenta permite-nos encontrar palavras-chave para optimizar os nossos conteúdos.