Os 10 melhores videos de propaganda política

Captura de ecrã 2016-01-21, às 00.14.45

O título promete levar o leitor numa viagem que não o vai deixar indiferente. A lista não é unânime e dificilmente seria. Mas são 10 obras de arte de comunicação em política que marcam a história norte-americana e contrastam, muitas vezes, com o que os partidos nacionais muitas vezes nos oferecem.

O erro comum de pensar que a propaganda serve para informar contrasta com a eficácia, criatividade e simbologia destes videos. Pensar a propaganda como um mero veículo de transmissão de mensagens é ignorar a apologia de Elull, em Propaganda: uma análise estrutural, sobre um fenómeno moderno que se quer envolvente e construtor de um sentido da vida quotidiana. Nos 10 exemplos apresentados encontram-se essas dimensões que remetem para o imaginário, a representação de valores em situações concretas e a linguagem própria da política.

Estas é a lista dos 10 videos escolhidos:

1956 -Eisenhower: I like Ike for President

1960 – John Kennedy: Campaign Song

1964 – Lyndon B. Johnson: Daisy

1968 – Humphrey: Laughing

1980 – Ronald Reagan: “It’s Morning Again in America”

1984 – Ronald Reagan Campaign: The Bear

1992 – Bill Clinton: Hope

2008 – Obama (não oficial): vote different

2008 – Obama: Yes We Can

2012 – Obama: Samuel L Jackson’s Wake The Fuck Up

2 Comments

1. Excelente artigo Nuno… Pérolas, num país onde ‘propaganda’, ‘marketing’, ‘comunicação’, ‘publicidade’ e ‘achismo’ são todos confundidos com a mesma coisa.