0

Presidenciais americanas: Hillary afasta-se de Sanders e Trump numa onda de invencibilidade

Com quatro eleições fechadas, as primárias norte-americanas parecem a ganhar forma. A incerteza inicial desvanece à medida que se somam vitórias e derrotas nas eleições Estado a Estado.

Para já, Trump é o grande vencedor. O candidato tabloide, com o seu estilo populista, vai somando vitória após vitória nas eleições primárias e tudo aponta para que seja o próximo candidato republicano à Casa Branca. A derrapagem inicial parece ter sido apenas um acidente de percurso e a vantagem larga de delegados eleitos que leva para os seus opositores (lembre-se que as eleições são indirectas) aponta para uma caminhada triunfal: são, neste momento, 81 delegado contra os 17 de Rubio e os 17 de Cruz. A continuar esta tendência, nem uma junção de forças dos outros candidatos deterá Trump de ser o nomenee.

No lado Democrata a história é ligeiramente distinta. Ao equilíbrio inicial, só agora Hilary Clinton começa a distanciar-se de Bernie Sanders. A recente vitória no Estado da Carolina do Sul, com 41 delegados eleitos contra apenas 14 do seu opositor directo, parece apontar para um ascendente de Hillary a ser confirmado nas próximas eleições primárias. Mas a vitória avolumada da candidata está longe de ser o indicador mais interessante deste resultado.

Hillary conquistou 86% do voto afro-americano na Carolina do Sul. A dificuldade que Bernie Sanders tem em convencer este eleitorado explica parte dos resultados e deixa-o numa situação complexa para os Estado que se seguirão. Basta olhar-se para as sondagens da Public Policy Rolling para se verificar que existe uma relação directa entre a percentagem de eleitorado democrata afro-americano num Estado e a intenção de voto nos candidatos. Hillary tem vantagem no apoio dos afro-americanos, o que poderá tornar-se decisivo.

Se até agora tudo estava indefinido, e a confirmar-se esta tendência, os resultados mais recentes apontam para o cada vez mais provável confronto entre Hilary e Trump para a Casa Branca.

Estes são os resultado apurado até ao momento:

Captura de ecrã 2016-02-28, às 11.53.16

 

nunodasilvajorge

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *