GlobCom 2016 | Relações Públicas em Abu Dhabi

13317003_1031850480233433_4727484973725703549_o

O GlobCom é aquele projeto que marca todos os que nele participam. Este ano, o curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, da Escola Superior de Comunicação Social, esteve em Abu Dhabi para mais um congresso internacional.

Foi na capital dos Emirados Árabes Unidos que se juntaram mais de 200 pessoas de todos o mundo, entre estudantes, professores e profissionais de comunicação. Ao todo, foram 16 faculdades, de 16 países, espalhadas por 5 continentes.

Os alunos de várias universidades trabalharam em equipas virtuais durante um semestre e reuniram-se no congresso para apresentar as propostas de relações públicas com vista à preservação de uma espécie de mamíferos marinhos (como os golfinhos) que se encontra em risco de extinção: os dugongos. E, para além das apresentações finais, ainda houve lugar para workshops de public speaking para os alunos e comunicações por parte de professores (eu incluído) e profissionais de agências de comunicação.

Mas o GlobCom é mais do que um simples congresso ou uma simples proposta de comunicação. É uma experiência multicultural que forma líderes, agentes de mudança à escala mundial, que são capazes de ultrapassar as diferenças e as dificuldades para construir um projeto comum. Essa é a grande mais valia deste projeto, que proporciona todos os anos a possibilidade dos alunos fazerem parte da solução de um problema real proposto por um cliente real à escala global.

Os alunos de relações públicas e comunicação empresarial, da Escola Superior de Comunicação Social, tiveram uma experiência que marcará o seu percurso profissional e pessoal. Trabalharam com a sua equipa internacional, conheceram pessoas de todo o mundo e trocaram experiências, viveram uma cultura diferente de uma forma intensa e saíram de lá mais ricos, mais conhecedores e mais compreensivos do papel das relações públicas no mundo.

Enquanto responsável deste projeto em Portugal, estou orgulhoso dos 18 alunos que participaram na edição deste ano e combinaram a vertente académica, com a compreensão de diferentes culturas e a adaptação a novas realidades.

O GlobCom é um projeto internacional do Global Communication Institute, que decorre desde 2002 e engloba 16 universidades de todo o mundo, nomeadamente:

• África do Sul: Stellenbosch University , Stellenbosch, Cape Town
  • Alemanha: University of Erfurt, Erfurt
  • Australia: Curtin University of Technology, Perth
  • Chile: Universidad de Valparaiso, Valparaiso
  • Espanha: Ramon Llull University / Blanquerna, Barcelona
  • Emirados Árabes Unidos: Zayed University, Abu Dhabi
  • Estados Unidos da América: Emerson College, Boston
  • India: Institute of Media Management and Information Technology Studies, Bangalore
  • Italia: Università degli Studi di Udine, Udine / Gorizia
  • Malásia: Campus Curtin University, Sarawak / Borneo
  • Nova Zelândia: Aut University, Auckland
  • Portugal: ESCS-IPL, Lisboa
  • Reino Unido: Leeds Metropolitan University, Leeds
  • Rússia: State University St. Petersburg, St. Petersburg
  • Tailândia:  Chulalongkorn University, Bangkok
  • Túrquia: Kadir Has University, Istambul

Este ano participaram os seguintes alunos portugueses: Ana Correia, António Azevedo, Heber CruzInês Castelo, Inês Mestre, João Borrega, Mafalda Correia, Manuel Melo, Mariana Mota, Mariana Pacheco, Patrícia Carreira, Patrícia Oliveira, Pedro Rondão, Rita Cavalheiro, Rita Sampaio, Tânia Amaral, Vasco Antunes e Vera Silva.

Aqui esta uma amostra das fotos que tirei nesta viagem:

#escs #rpce boarding to #Dubai – #globcom2016

Walking around #AbuDhabi

#globcom2016 at #AbuDhabi is about to start | #escs #publicRelations

Portugal, represented by @escs.ipl #RPCR in #AbuDhabi for the #GlobCom2016

Uma foto publicada por Nuno Da Silva Jorge (@nunodasilvajorge) a

#globcom2016 Community in #AbuDhabi | #escs #rpce present with 16 students.

#abuDhabi #globcom2016

Desert sunset in #dubai